IFSP GRUPO 04_QUESTOES_LIVRO_11_e_12
444 palavras
2 páginas
Instituto Federal de São Paulo – Campus CubatãoCurso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS 171
Matéria: História e Ciência da Tecnologia
Professor: Elifas
Grupo 4 : Jeniffer Costa, Claudemir Lopes, David Davino, Rafael Oliveira, Clayton
Firmino e Hellen Leite.
Atividade Livro: A ciência através do tempo
Capítulo 11 “A Última virada de Século: 1900+- 5 anos” – Capitulo escolhido pelo grupo. 1. Como e quando foram descobertos os Raios-X?
Resposta: Wilhelm Conrad Rontgen em 08 de novembro de 1895 trabalhava com uma válvula coberta por cartolina em uma sala escura, em certa distância uma folha de papel tratada com platino cianeto de bário sendo usado como tela e que sem explicação começou a brilhar, com a emissão de luz algo deveria ter atingido-a. Devido a esse fenômeno ele começou a pesquisar mais profundamente utilizando vários objetos. Esses objetos ficavam transparentes quando colocados entre a válvula e a tela, quando sua mão passou acidentalmente em frente e ele viu seus ossos na tela. Assim foi descoberta uma radiação chamada de Raios-X.
A descoberta fez comoções no mundo cientifico e desfez preconceitos no meio da medicina, pois havia médicos que faziam restrições as intervenções cirúrgicas, pois poderia cortar a alma.
2. Quem foi Rutherfor e que contribuições ele deu para a ciência?
Resposta: Rutherford nasceu na Nova Zelândia, Aluno brilhando, conseguiu bolsa em Canterbury College onde teve seu primeiro laboratório e escreveu uma tese sobre magnetização de ferro. Com dinheiro emprestado para viagem ele foi para Inglaterra. O reconhecimento da sua obra foi reconhecido 12 anos depois com o premio Nobel de Química. Morreu em
1937 e foi enterrado ao lado de Newton. Ele foi responsável também pelas três nomenclaturas
Raios Alfa, beta e radiação gama. Outra grande contribuição foi ter formulado o modelo nuclear do átomo.
Capítulo 12 “Século XX: A Ciência faz maravilhas...” – Capitulo escolhido pelo grupo. 1. No Capítulo 11 do livro, O Físico Max Planck