ifma
CAMPUS-BACABAL
relatório de química
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
1. INTRODUÇÃO
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos.
Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem. A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir a detonação ou sua capacidade de resistir às exigências do motor sem entrar em alto-ignição antes do momento programado. A detonação, (conhecida como batida de pino) leva a perda de potência e pode causar sérios danos ao motor. Existente um índice mínimo permitido de octanagem para a gasolina comercializada no Brasil, que varia conforme seu tipo.
O álcool etílico, uma das substâncias adicionada à gasolina tem vital papel na sua combustão, pois sua função é aumentar a octanagem em virtude do seu baixo poder calorífico. Além disso, o fato propicia uma redução na taxa de produção de CO. a porcentagem de álcool é regulamente por lei, e recentemente foi estabelecido um novo padrão que é de 18 à 24 %. Se por um lado existem vantagens existe as desvantagens também, com maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutenções dos carros, aumento do consumo e aumento de produção de óxidos de nitrogênio.
Disso tudo, nota-se a importância para frota automotiva brasileira e para o meio ambiente, o rigoroso controle dessa porcentagem.
2.OBJETIVOS
2.1. OBJETIVOS GERAIS:
Determinar através do experimento o teor de álcool na gasolina.
2.2. OBEJTIVOS ESPECIFICOS:
Identificar se a gasolina utilizada na pratica, estava adulterada, seguindo os padrões da ANP (Agência Nacional De Petróleo) e explicar porque o álcool se desprende da gasolina.
3. METODOLOGIA
Adicionou-se (50 mL) de gasolina em