Ifba
O aquecimento global é um fenômeno climático que ocorre devido ao aumento de temperatura da superfície global e dos oceanos; é a retenção de calor acima do nível considerado “normal”, sem que ele se dissipe adequadamente. Há quem acredite que o aquecimento ocorre por causas naturais, mas grande parte da comunidade científica acredita que o aumento da temperatura na atmosfera é provocado pelos homens, que emitem em excesso os gases estufas. De acordo com o IPCC (IntergovernmentalPanelonClimateChange), os maiores aumentos de temperatura foram de 1910 a 1945, e de 1976 a 2000. Os modelos climáticos estipulam que as temperaturas globais podem aumentar no intervalo entre 1,1 e 6,4ºC até 2100.
Evidências do Aquecimento Global
As principais evidências do aquecimento global são o aumento das temperaturas do ar e dos oceanos, o derretimento dos glaciares, e algumas catástrofes que se tornam cada vez mais comuns: os tufões, ciclones e furacões, que são potencializados devido ao aumento da temperatura.
Consequências do Aquecimento Global
Além das evidências já vistas, o aquecimento também pode ter outras consequências a curto, médio e longo prazo:
Grande desequilíbrio dos ecossistemas;
Derretimento das placas de gelo da Antárticas;
Inundações;
Tempestades (entenda mais sobre esse fenômeno no site Para-Raio);
Surgimento de desertos;
Extinção de várias espécies de animais e vegetais;
Aumento das ondas de calor;
Falta de água potável;
Problemas na agricultura.
Medidas contra o Aquecimento Global
Todos esses fenômenos que ocorrem no planeta demoram anos e décadas para responderem às medidas preventivas. Portanto, por mais que nós não possamos ver o resultado, devemos lutar pela qualidade de vida no Planeta Terra, longe de todas as catástrofes e tragédias que poderão acontecer no futuro. Sendo assim, é importante que a sociedade, os governos e as empresas comecem a agir pelo bem comum.
Veja as principais medidas: