Ieq - balanço de massas
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Introdução a Engenharia Química
LISTAS DE EXERCÍCIOS 4 E 5
Maringá, 13 de junho de 2012.
Lista de Exercícios 4
1) O que são os materiais poliméricos e como tais materiais servem ao propósito humano?
Polímeros são macromoléculas formadas pela união de pequenas moléculas denominadas monômeros. A reação para sua obtenção é chamada de polimerização. Os polímeros podem ser: naturais como celulose, amido, proteínas e ácidos nucléicos, ou artificiais como polietileno, teflon, nylon e borrachas sintéticas.
Os polímeros podem ser classificados como polímeros de adição (homopolímeros ou copolímeros) ou de condensação e polímeros termoplásticos ou termofixos. Possuem baixa densidade, baixa reatividade e baixa condutividade elétrica.
Eles têm sido usados desde a Antiguidade, contudo, nessa época, somente eram usados materiais poliméricos naturais. A síntese artificial de materiais poliméricos é um processo que requer tecnologia sofisticada pois envolve reações de química orgânica, ciência que só começou a ser dominada a partir da segunda metade do século XIX. Nessa época começaram a surgir polímeros modificados a partir de materiais naturais. Somente no início do século XX os processos de polimerização começaram a ser viabilizados, permitindo a síntese plena de polímeros a partir de seus meros. Tais processos estão sendo aperfeiçoados desde então, colaborando para a obtenção de plásticos, borrachas e resinas cada vez mais sofisticados e baratos.
No dia-dia podemos observar o uso de muitos polímeros. Alguns exemplos são: A baquelite (polifenol), que é utilizada na fabricação de cabos de panela, tomadas e plugues; o nylon (poliamida), utilizado em fibras têxteis e fios de pesca; o polietileno, utilizado na produção de recipientes (sacolas, garrafas, baldes), isolamento de fios e cabos elétricos, revestimentos de tubos e brinquedos; PVC (policloreto de vinila), usados em