iencia economica
CURSO DE DIREITO
JOSÉ EVANILDO ALVES DA SILVA
O PRÍNCIPE – NICOLAU MAQUIAVEL
CURITIBA
2014
RESENHA DO LIVRO: O PRÍNCIPE
(NICOLAU MAQUIAVEL)
“Para bem conhecer o caráter do povo, é preciso ser príncipe e, para bem entender o do príncipe, é preciso ser do povo.” Esta é a ideia principal que emana do livro e dos pensamento de Maquiavel: o povo detem o poder, de eleger, de votar, e de cobrar para que o seu representante trabalhe em prol da coletividade.
Dando continuidade, o escritor passa a avaliar as características do governos, bem como a descrevê-los: os governos são caracterizados como república ou como principados. Os principados são: hereditários, transmitidos pela descendência familiar; ou novos: podem ser - totalmente novos, ou acrescidos ao Estado hereditário do príncipe que os adquire.
Detalha que, as dificuldades são menores nos principados hereditários, isto porque, na antiguidade e continuação do poder, apagam-se as lembranças e as casas da inovação, pois uma mudança sempre abre margem para outra, a continuidade do poder pela hereditariedade permite a manutenção do poder nas mãos do mesmo príncipe, tornando mais fácil a condução das ações realizadas, sem se instaurar o medo de mudança constante na busca de novo governo.
Ressalta que, nos principados novos as dificuldades são maiores porque: Incorporado: membro anexado a um Estado hereditário. Com a insatisfação os povos “trocam” um senhor pelo outro acreditando ser um melhor. No entanto, c conquista de um povo é feita em sua maioria através da guerra e com isso, há a ofensa de muitos, posteriormente “tem-se como inimigos todos aqueles que ofendeste com a ocupação daquele principado e não podes manter como amigos os que te puseram ali, por não poderes satisfazê-los pela forma por que tinham imaginado, nem aplicar-lhes corretivos violentos uma vez que estás a eles obrigado; porque sempre, mesmo que fortíssimo em