iemen e arabia saudita completo
O Iêmen é um país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia. O país abrigou os Sabeus e o Reino de Sabá, um estado de negociação que floresceu por mais de mil anos e, provavelmente, também estendeu- se à Etiópia e a Eritreia. Em 275 d.C, a região caiu sob o domínio judeu, originando o Reino Himiarita.
A Arábia Saudita constituindo a maior parte da Península Arábica, e o segundo maior do mundo árabe (após a Argélia). Tem fronteiras com Jordânia e Iraque ao norte; Kuwait ao nordeste; Catar, Barém e Emirados Árabes Unidos a leste; Omã ao sudeste; Iêmen ao sul; Mar Vermelho ao oeste e com o Golfo Pérsico a leste.
A Arábia Saudita tem conseguido cultivar diversas culturas, com destaque para a produção de trigo, tâmara, tomate, melancia, cevada, uva, pepino, abóbora, berinjela, batata, cenoura e cebola.
A economia do Iêmen tem no petróleo sua principal atividade. Esse produto é responsável por mais de 90% do valor das exportações, no entanto, as reservas nacionais de petróleo são modestas, em comparação com as de outros países da região.
2. OS MUROS QUE DIVIDEM AS FRONTEIRAS E OS HOMENS: AS DISPUTAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS E RELIGIOSAS.
2.1. Características do Iêmen
O Iêmen (em árabe اليَمَن, transl. al-Yaman) é um país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia. É limitado a norte pela Arábia Saudita, a leste por Omã, a sul pelo mar da Arábia e pelo golfo de Áden, do outro lado do qual se estende a costa da Somália e a oeste pelo estreito de Bab el Mandeb, que o separa de Djibouti, e pelo mar Vermelho, que providencia uma ligação à Eritreia. Além do território continental, o Iêmen inclui também algumas ilhas situadas ao largo do Corno de África, das quais a maior é Socotorá. A capital é Sana.
O país abrigou os Sabeus e o Reino de Sabá, um estado de negociação que floresceu por mais de mil anos e, provavelmente, também estendeu- se à Etiópia e a Eritreia. Em 275 d.C, a região caiu sob