Ied, sociedades contigentes
A perspectiva da manutenção do vínculo social permite estabelecer a confiança e constituir alianças, que são atributos importantes para se permitir trabalhar juntos e constituir a democracia. Esse pensamento contribui para desvelar as estratégias de fazer imergir a cidadania, religando as instâncias do social por meio da formação de vínculos sociais, que combinam ao mesmo tempo obrigação e liberdade, interesse e altruísmo. A pesquisa empírica ocorreu no Fórum Distrital de ES no DF e Entorno, pela análise das relações sociais realizadas entre os seus participantes, no período de 2003 a 2008, durante o processo de construção e fortalecimento da ES. As experiências da Economia Solidária têm valorizado a manutenção dos vínculos sociais e reconhecido a sua relevância para a gestão das políticas públicas de integração social e de condução da política de desenvolvimento sustentável e solidário do país. Como fenômeno social busca afirmar a solidariedade democrática, como o cerne das relações sociais emancipatórias. Traduz a nova relação entre a economia e a sociedade, cuja reflexão sociológica pode permitir a compreensão das potencialidades, perspectivas e desafios da ES no Brasil, na construção de um outro mundo possível.
Em meio a toda a diversidade de definições da exclusão social3, o conceito que faz referência aos vínculos sociais é interessante por três motivos principais. Primeiramente, por ser construído teoricamente, de modo bem pensado por vários autores, relacionado a um conjunto de outros conceitos e pressupostos teórico-metodológicos. Em segundo lugar, esse conceito é bastante discutido mesmo pelos autores que pensam a exclusão social de modo diferente, de modo que pode ser tomado como eixo de um diálogo, para traçar o panorama do debate sobre o tema.
Identidade a identidade social dos indivíduos é definida a partir da posição ocupada na condição salarial e as formas de seguridade e proteção social têm seu suporte na cotização dos