IEC 61850
Departamento de Engenharia Elétrica
Disciplina: Redes de Computadores
Professor: Edmar Candeia Gurjão
Período: 2013.1
Aluna: Cecília Alves B. da Costa
Protocolo IEC 61850
Campina Grande – PB
Setembro – 2013
Sumário
1. Introdução
Os avanços tecnológicos têm afetado todas as áreas de atuação humana, desenvolvendo soluções mais práticas, rápidas e, preferencialmente, de menor custo para os mais diversos problemas. Com as subestações de energia elétrica não poderia ser diferente. A crescente demanda de energia elétrica provoca um aumento no número de subestações e sua complexidade, afinal, é preciso monitorar e controlar, de forma precisa, as grandezas elétricas envolvidas na transmissão e distribuição da energia elétrica para os consumidores. Para isso, se fazem necessários a automação das subestações e a comunicação entre os diversos dispositivos que a compõem.
É nesse contexto que o protocolo IEC 61850 se aplica. Ele garante a comunicação entre os dispositivos da subestação, independente do fabricante, da função, e ainda de desenvolvimentos futuros. Este trabalho tem como objetivo apresentar as características, funcionamento e vantagens do protocolo IEC 61850.
2. O Protocolo IEC 61850
Em Redes de Computadores, um protocolo define o formato e a ordem das mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento [Kurose e Ross, 2008]. O protocolo IEC 61850 surgiu para padronizar a comunicação entre os dispositivos utilizados nas subestações de energia elétrica.
2.1. História
O IEC 61850 define os padrões para informação, serviço e comportamento dos modelos de dispositivos.
Desenvolvido por especialistas da Ge, Siemens
Pertence ao Comitê Técnico 57 (TC57) da Comissão de Eletrotécnica Internacional (IEC)
2.2. Funcionamento
2.3.