Idosos
Dia: 07/10/2014.
Local: Centro de Convivência do idoso.
Horário: 14h
Tema: Família e os arranjos de dependência frente aos idosos.
Hj vamos abordar um assunto muito importante que é a família.
O que vcs entendem que é a família?
(momento para discussão e reflexão para uma rápida contextualização)
A família tem como viés ou modelo tradicional formada pelo homem e a mulher e sucessivamente por seus filhos/herdeiros.
Com o passar dos anos, houve várias formas e modelos de famílias, sendo que cada uma delas recebem um nome distinto para caracterizá-la.
Temos visto cada vez mais famílias onde os relacionamentos são de pessoas do mesmo sexo e em alguns países já permitido o casamento de homem x homem ou mulher x mulher. Ou seja, casais homo afetivos.
Há também famílias constituídas apenas por amigos, porque não? Nem todas as vezes as famílias precisam ser compostas por consangüinidade, pai, filhos e netos, ou por uma relação conjugal, mas também por pessoas que se gostam e se sentem bem juntas com as outras e resolvem morar no mesmo local.
Então para algumas instituições, família é considerada quem vive sob o mesmo teto.
Sendo assim, podem ser amigos, primos, sobrinho e isso estando sob o mesmo teto, se relacionando, também é considerado família para os dias atuais.
Diante desse pequeno resumo do que é família, vamos enfocar na família com uma pessoa idosa e sua relação de dependência financeira que muitas famílias tem diante do mesmo.
Não precisamos ir muito longe?
Nossos vizinhos, nossos amigos, pessoas do grupo vivem assim, estão com a renda muitas vezes comprometidas com a família. Alguns familiares até pedem para fazer empréstimos pra sanar problemas, compra de algo, que muitas vezes não irá atender a necessidade do idoso.
A partir de qual momento essa dependência da família na renda do idoso não é mais considerada normal.
_ Quando a renda ou o que resta da renda não seja suficiente para a sua sobrevivência,