Idosos
O Brasil tem aproximadamente 22 milhões de idosos, o aumento é contínuo na população brasileira, estatísticas revelam que em até 2040 o número de idosos poderá ultrapassar a meta de 66 milhões de pessoas idosas na sociedade, o que responderá a estatística de 32% da população brasileira. O que corresponde a mais de 12% da população total do país. Desses 22 milhões, 56% são formados por mulheres e os outros 44% por homens.
Segundo as projeções estatísticas da Organização Mundial da Saúde, entre 1950 e 2025, a população de idosos no país crescerá 16 vezes contra 5 vezes da população total, o que nos colocará em termos absolutos com a sexta população de idosos do mundo, isto é, com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Este crescimento populacional é o mais acelerado no mundo e só comparável ao do México e Nigéria. O Brasil tem tido um elevado crescimento na população, e sendo um dos países com o maior número de idosos constatados em dados.
Esses gráficos nos proporciona os níveis de crescimento elevado da população idosa acima de 60 anos, e diferenciando o crescimento entre homens e mulheres em todas faixas etárias.
http://www.senac.br/BTS/372/artigo5.pdf
http://almirfb.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html
Idosos no mundo.
O número de pessoas com mais de 60 anos deve ultrapassar a marca de 1 bilhão em dez anos, pois o crescimento é constante, em 2020 essa população podéra chegar na marca de 450 milhões de idosos no mundo todo.
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=91
Este gráfico nos propociorna as estatísticas do alto nível de crescimento mundial sobre os idosos.
Aumento de idosos no mundo.
De acordo com a pesquisa da ONU, nos próximos dez anos, o aumento de pessoas com mais de 60 anos no planeta vai aumentar em quase duzentos milhões. Essa tendência é que os idosos se tornem cada vez mais numerosos em relação às pessoas mais jovens.