Idosos na sociedade atual
Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ouomissão, será punido na forma da lei, este é apenas um dos artigos (4) criado sob a lei número 3.561 de 1997 de autoria do então Deputado Federal Paulo Paim. Assim como este parágrafo, existem muitosoutros que nem mesmo os idosos conhecem, eles sabem que tem alguns direitos, mas desconhecem os artigos da lei. Muitos idosos, por desconhecerem seus direitos, submetem-se a abusos e maus tratos, atémesmo por estarem vulneráveis, psicologicamente ou fisicamente e dependentes de cuidados, seja pelos “familiares” ou casas de repouso.
Na maioria das vezes, a “família” fica com idoso, mas na maioria dasvezes não tem estrutura financeiras, nem psicológicas para isso. O que acaba acarretando, em maus tratos, ameaças, retenção de cartões de crédito, utilização indevida dos proventos, atualmente oidoso é considerado para a família, um fardo a ser carregado até o fim de seus dias,mas esquecem que um dia aquele “fardo” já os cuidou,trabalhou para sustentá-los, deu-lhes educação, sacrificou sua vidapara dar uma vida digna para seus filhos, claro que nem todos foram tão bons pais assim.
Temos de dar exemplos para nossos filhos, mostrando a eles o que devem e não devem fazer, no futuro quando ospais envelhecerem também.
O idoso não pode ser considerado como uma criança, ou largado em casas de repouso, a criança é como um papel em branco, quem tem de preencher são os pais, o idoso é um papelcheio, com muito conhecimento, e experiência de vida que não acabam com a maturidade, por isso precisam estar no seio familiar, receber toda a atenção possível, carinho e respeito, porque eles podemsim fazer a diferença em uma família, ensinar lições de vida para os netos, e eles podem, porque tem o conhecimento pra isso, são os verdadeiros professores da vida.
Infelizmente a realidade é...