idoso9
Através desta etapa do estágio supervisionado, realizado no CREAS do município de Umarizal/RN, tornou-se possível perceber que instituição dispõe de um trabalho voltado para o público idoso no tocante a proteção e valia dos direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso(Lei no 10.741, de Outubro de 2003). Porém entendemos que ainda se faz necessário um trabalho mais intensivo que promova a qualificação e credibilidade às tarefas que já vem sendo desenvolvidas ao longo dos anos desde que o município foi contemplado com este serviço.
O projeto também propõe a divulgação do CREAS, nosso campo de estágio, como um suporte legal e confiável que pode promover auxílios para quem necessite dos serviços deste, principalmente quanto a temática violência que abrange todas as camadas sociais e idades, principalmente em números extremamente significativos na terceira idade; uma realidade triste existente neste município, mas que; na grande maioria dos casos tornam-se impunes pela ausência de denuncias.
Os problemas relativos à violência contra a pessoa idosa têm crescido significativamente na nossa sociedade, um fato preocupante que merece todo olhar atento e sensível a esta causa, já que este tipo de violência predomina na maioria dos casos, dentro de um ambiente cujo deveria oferecer proteção e abrigo; o próprio Lar. Outro grande problema é que as necessidades básicas do idoso como a saúde e segurança, permanecem desassistidas, e as políticas públicas ainda não dão conta te todas as demandas dos idosos ou de seus familiares.
III- CONSIERAÇÕES FINAIS
Entendemos que todo idoso devem ter seus diretos que estão assegurados pelo Estatuto do Idoso, desta forma surgiu o interesse de realizar-se este trabalho, pois infelizmente poucas pessoas conhecem estes direitos e mesmo os que já são cientes acaba por transgredir ou simplesmente ignorá-los, e mais complicado ainda é o fato de que grandeparte da população idosa é aleia aos seus direitos que estão