Idoso
antonia claudilene siriano de araujo
O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS
Crateús
2013
antonia claudilene siriano de araújo
O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS
Trabalho apresentado ao curso de serviço social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para o portfólio individual do 1° semestre.
Orientador: professores: Clarice da Luz Kernkamp, Valquiria APª. Dias Capriolo, Maria Lucimar Pereira, Maria Angela Santini,Rodrigo M trigueiro, Jossan Batistute.
Crateús 2013
SUMARIO
1. Introdução...............................................................................................03 2. Desenvolvimento....................................................................................04 3.1. O Processo de Envelhecimento...................................................04 3.2. Aspectos Sociais do Envelhecimento...........................................04 3.3. A Assistência a saúde do Idoso no Brasil.....................................05 3. Considerações Finais..............................................................................07 4. Referencias Bibliográficas.......................................................................08
1. INTRODUÇÃO
Temos observado que uma das mais importantes mudanças demográficas que o Brasil experimentou ao encerrar o século XX foi o acentuado envelhecimento da estrutura etária da população, o que trouxe como conseqüência uma maior presença relativa e absoluta da população de 60 anos e mais no País.
As mudanças significativas da pirâmide populacional começam a acarretar uma série de previsíveis conseqüências sociais, culturais e epidemiológicas, às quais o Brasil ainda não está preparado para enfrentar. A infraestrutura necessária para responder às demandas deste