idoso
Violência psicológica, física, patrimonial ou abandono se tornaram notícias quando o assunto é um idoso. A famosa "saídinha de banco" onde um ladrão fica esperando o mesmo sair com sua aposentadoria para assalta-lo é frequente, desvalorização e abandono de seus próprios filhos também. E assim vai crescendo a brutalidade contra os mais velhos.
Os "inválidos" de hoje, passaram pelo mesmo ciclo de vida que todos irão passar, nascer, crescer, evelhecer e esses deram duro para criar seus filhos e os mesmos os deixam vulneráveis a tantas agressões. Campanhas são lançadas, passeatas, grupos de apoios, mas será que isso resolverá todos os problemas? Talvez o maior de todos os problemas esteja na falta de respeito e preconceito das pessoas.
Não é porque alguém tem alguns anos de vida a mais que deixam de ser seres humanos como todos nós, merecem cuidado, carinho e respeito da mesma forma. Talvez um dos caminhos para a conscientização é dar apoio aos idosos que tiverem coragem de fazer denúncias, pois muitos deles são dependentes de quem os abusam.
Uma outra forma de reverter a situação é as pessoas aprederem a ter respeito uns com os outros. Indígenas, japoneses tem respeito máximo aos idosos, para eles, o idoso é um símbolo de conhecimento, é o idoso que ensina e passa lições de vida e os guiam. Para existir respeito no futuro, tem que respeitar o presente.