idoso
É imoportante dar atenção ao idoso respeitando sempre suas individualidaes.
O acolhimento requer um atendimento a todos com atenção, postura eficaz, segurança e ética, reorganizando o processo de trabalho e melhorando o vinculo entre equipe e usuário.
As terapias de reposição hormonal assim como as novas moléculas (sildenafil, tadalafil) que lutam contra as disfunções da ereção revelaram a demanda crescente na área da saúde sexual na segunda metade da vida. Entretanto, o lugar da sexualidade no processo de envelhecimento constitui um assunto particularmente contaminado por preconceitos. A complementaridade entre a teoria sociológica e a teoria psicanalítica permite esclarecer a dupla natureza deste fenômeno, em que o recalcamento intrapsíquico é fruto, em primeiro lugar, dos ideais culturais interiorizados. Com o propósito de uma comparação transcultural, procedeu-se à aplicação de um questionário amplo a duas amostras, uma brasileira e outra portuguesa, de maneira a caracterizar conhecimentos, atitudes, crenças e práticas sobre a vivência do corpo e da sexualidade de 187 pessoas entre 52 e 90 anos gozando de boa saúde física e mental.
O objetivo deste estudo foi descrever as representações sociais do envelhecimento e da sexualidade de pessoas com mais de 50 anos e verificar se elas estabelecem relações entre esses dois objetos. Participaram dessa pesquisa 80 pessoas, sendo 40 homens e 40 mulheres residentes em Florianópolis-SC e Erechim-RS, com idade entre 50 e 70 anos. Os dados foram coletados através de observação indireta utilizando-se técnicas de entrevista episódicas associadas à técnica não diretiva, além de um questionário contendo questões acerca do comportamento sexual dos participantes e itens de caracterização pessoal. Para a análise dos dados de caracterização, foi utilizado o programa estatístico SPSS e, para os textuais, o software ALCESTE. Os resultados indicaram que os participantes concebem as representações sociais dos objetos