Idoso e sua dinamica familiar
A pesquisa tem como objetivo refletir sobre as mudanças que as famílias brasileira tem passado e as repercussões dessas mudanças no papel do idoso e da família contemporânea, e ainda mostrar um pouco do que é o trabalho do assistente social diante dessa dinâmica.
O desafio do serviço social diante da questão do idoso que vive momentos de exclusão social, é promover o diálogo entre as diferenças faixas etárias a fim de buscar a eliminação de todas as formas de discriminação,além de levar as pessoas idosas a recobrarem a crença de si mesmas,como pessoas detentoras de direitos,levando-as redescobrir sua verdadeira identidade,assumindo-se como pessoa imprescindível ao convívio social.
Problema de Pesquisa
Ao analisarmos a realidade do idoso no Brasil,não podemos perder de vista a totalidade das relações sociais e sua evolução em nosso contexto político,econômico, cultural e ambiental.
A evolução do homem no meio social ,as transformações demográficas e o aumento da expectativa de vida da população favoreceram o crescimento expressivo da população com mais de sessenta anos,sem que fossem criadas estrutura para a absorção desta parcela da população,garantindo-lhes uma vida produtiva e com qualidade.
No que diz respeito a família ,o serviço social tem como missão precípua considerações e reflexões sobre a questão do idoso baseadas numa visão transformadora e critica,despertando em ambas a consciência de que o idoso necessita de cuidados e de respeito.
A Família e o Idoso
As mudanças dos laços familiares contribuem para o pouco espaço dado ao idoso na família contemporânea, cujos membros, embora juntos, vivem hoje o isolamento decorrente de uma família fragmentada e fragilizada.A família é um grupo com história que compartilha uma rede de afetos. Tanto os homens como as mulheres necessitam desse mundo afetivo para sobreviver. Os idosos sempre foram os detentores da memória familiar e os narradores por excelência. Com freqüência,