Idioma de Portugal
A sua estrutura de língua novi-latina manteve-se mas recebeu, ao longo do seu período de formação, o contributo e influência de outras línguas, das quais se destaca o árabe, como já deves saber, e outras línguas germânicas.
No período renascentista também o grego e o latim erudito exerceram influência sobre a nossa língua, contribuindo para uma maior variedade vocabular, e sobretudo para a normativização linguística e gramatical, fixando-se assim o português moderno.
Não podemos deixar de referir a importância das Descobertas, durante as quais o português adoptou vocábulos das origens mais longínquas. Também nos séculos XVIII e XIX recebeu influência do francês, e no século XX, do inglês.
Línguas
A língua portuguesa é uma língua românica. Tal como outras línguas deste grupo, o Português é um descendente directo do Latim – a língua vernácula dos soldados e colonizadores romanos e não tanto do Latim clássico dos cidadãos romanos mais cultos. Desenvolveu-se na antiga Galécia (actual Galiza, na região noroeste de Espanha) e no norte de Portugal, tendo-se difundido posteriormente para o território que é hoje Portugal.
A língua portuguesa deve a sua importância (enquanto segunda maior língua latina mais falada, depois do Espanhol, em termos de número de falantes) sobretudo ao facto de ser a língua oficial do Brasil.
Em todo o mundo existem cerca de 200 milhões de falantes nativos de português, o que a torna a terceira língua europeia mais falada. Para além dos próprios portugueses, a língua é também falada em algumas regiões de África, incluindo Angola, Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau, bem como em Timor-leste, na Ásia. É ainda a língua