idh,População,numeros de filhos e alfabetização do Chile
IDH
0,822
Expectativa de vida
79,57 anos
Números de filhos
Media de 1,83
Taxa de alfabetizou
90%
EMPIRISMO O CONHECIMENTO PARTE DA EXPERIÊNCIA
O empirismo é juntamente com o racionalismo, uma das grandes correntes formadoras da filosofia moderna (século XVI-XIX). Enquanto que o racionalismo de Descartes explicava o conhecimento humano a partir da experiência do individuo de ideias inatas que se originavam em último da análise de Deus, os empiristas pretenderam dar uma explicação do conhecimento a partir da experiência, eliminado desta forma a noção de ideias inatas, considerando obscura e problemática.
A tese fundamental do empirismo é: o conhecimento humano não tem caráter absoluto, isso significa que o homem jamais pode atingir a verdade de forma definitiva, pois o conhecimento humano enraíza-se nos fatos por mais que o homem observe e observe suas relações não conseguirá descobrir neles necessidades.
Consequência lógica dessa tese fundamental é a atitude metodológica de leitura contínua da realidade no decorrer dos fatos: a experiência, as verdades obtidas nessa leitura têm o valor de experiências passadas por isso estão dependentes continuamente de experiência futuras.
Para os empiristas, todo o nosso conhecimento surge da nossa percepção do mundo externo ou do exame da atividade de nossa própria mente. O empirismo introduz elementos céticos que vão ajudar mais ainda a ruptura da unidade cultural do Ocidente e vão permitir um pluralismo de ponto de vista. Negando a intuição intelectual e situando o conhecimento humano no plano do sensível ou do empírico, o empirismo vai tirar do homem fundamentos de finitivos e dogmáticos.
O homem é convidado pelo empirismo a passar do dogmatismo das verdades acabadas para o ceticismo ou o relativismo das verdades em contínua construção. O empirismo rompe com a perspectiva de transcendência e situa-se na imanência dos fatos para ver se faz