Ideologias marcantes
- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
- Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
- Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
- Ideologia conservadora: ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
- Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
- Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.
Caro ,Editor da Folha de São Paulo,
Venho através dessa carta me expressando a minha opinão sobre o seu artigo de 08/08/1997 que vocês criticam as ações do movimento sem terra.Pois vocês expressam que eles são pessoas ilegais que invadem por motivos financeiros,porém isso é verdade porque a minoria desse movimento faz essa ação, mas a maioria só querem os seus direitos.
Pois essas pessoas igênuas sofre a tentação do emprestimo desses bancos, como não podem comprovar sua renda acabam entregando sua escritura de seu único bem, mais quanto mais rápido puder o banco tentara tomar a terra de um simples agricultor.Assim esse banco vai tomar mais uma terra pra sua “coleção” e a seguir abandonará.Enquanto isso o simples agricultor ficará sem terra para plantar e sem dinheiro para sustentar sua familia, poucos vem para cidade,mas a maioria fica para entrar no MST, para conquistar uma terra pra recomeçar suas vidas.
Uma pequena parte usam esse movimento por motivos finaceiros, pois os agricultores só estão lá para