Ideologia
O livro “O que é ideologia?” explica que o termo ideologia surgiu em 1801, no livro Eléments d'ldéologie, de Destutt de Tracy, escritor que ia contra a educação religiosa e metafísica que propõe o ensino das ciências físicas e químicas para formar um espírito capaz de observar, decompor e recompor os fatos, sem se perder em vazias especulações. O mesmo, pretendia elaborar uma ciência de ideias, tratando-as como fenômenos naturais. O ideólogo, procurava analisar os efeitos de nossas ações voluntárias e escreve, então, sobre economia .
Ainda, os ideólogos franceses esperavam que o progresso das ciências experimentais, pudesse levar a uma nova moral. A Ideologia também mudou algumas coisas pela França, onde, durante o Golpe de 18 Brumário Napoleão nomeou vários dos ideólogos como senadores ou tribunos, porem tempos depois os ideólogos de decepcionaram com Napoleão por conta do Antigo Regime. Napoleão durante uma declaração culpou os ideólogos pelas desgraças que afligiram a França, assim invertendo a imagem que os ideólogos tinham de si mesmo.
Segundo a autora do livro, Marilena Chaui, Ideologia tem como finalidade a previsão científica dos acontecimentos para fornecer à prática um conjunto de regras e de normas, graças às quais a ação possa dominar, manipular e controlar a realidade natural e social, ou seja, ideologia são ideias, crenças e pensamentos.
Podemos relacionar capitalismo com Ideologia a partir das principais determinações que constituem a ideologia, são elas: Divisão social de trabalho, separação de trabalho, a autonomia aparente do trabalho intelectual, entre outros. Enfim a ideologia é um instrumento de dominação de classe, assim se semelhando ao capitalismo.
O livro conta também com as Ideias do filosofo Marx. Marx critica os ideólogos (Feuerbach, F. Strauss, Max Stirner, Bruno Bauer entre outros, dizendo que os mesmos queriam acabar com o sistema hegelianocos , e que, cada um desses ideólogos tomou um aspecto