Ideologia
Ana Paula Pasa
Rejane Claudia Salvador Sandri
Prof. Janes Fidelis Tomelin
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Administração/Habilitação em RH – Trabalho de Filosofia
19/10/07
RESUMO
A ideologia é um conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. Dificilmente é percebido pelas pessoas, pois, se apresenta de forma abstrata, indicando o que as pessoas devem ou não fazer, como devem ou não pensar, o que devem ou não sentir e o que devem ou não valorizar. A ideologia tem a função positiva de atuar como cimento da estrutura social.
Palavras-chave: Ideologia; Origem; Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho aborda a maneira como a ideologia influencia a sociedade nas tomadas de decisões, seja nas escolas, nas religiões, em partidos políticos e outros.
Procuramos apresentar de forma clara e sucinta, um pouco da origem, do conceito e algumas características da ideologia, baseados em concepções de autores como Destutt de Tracy e Marx.
Durante o texto apresentaremos entrevistas que foram realizadas, decorrentes de quatro questões que fazem parte do desenvolvimento deste.
2 ORIGEM
A ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de “conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de um mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e políticas”.
Chamamos de senso comum ao conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados e ao qual acrescentamos os resultados da experiência vivida na coletividade a que pertencemos. Trata-se de um conjunto de idéias que nos permite interpretar a realidade, bem como de um corpo de valores que nos ajuda a avaliar, julgar e, portanto agir.
A origem do termo ocorreu com Desttut de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias. Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus