ideologia e a musica de cazuza
Muitos podem dizer que isso já era esperado. Afinal, como estilo musical universal, o rock possui o maior número de músicos que o praticam em todo o mundo. Calcula-se que cerca de 50 milhões de pessoas toquem algum instrumento em alguma banda de rock em mais de 150 países.
Só que a vitória do Rock nessa pesquisa ocorreu porque os estilos que o rock engloba não apareceram. Todos nós sabemos que a palavra Rock é um nome genérico usado para designar dezenas de estilos diferentes. Foram considerados como Rock na pesquisa o Pop-Rock, o Heavy Metal e suas dezenas de subdivisões, o Punk, o Hardcore, o EmoCore e o Rock Progressivo. Se todos estes estilos tivessem sido citados na pesquisa, com certeza o resultado teria sido outro. Os votos dos roqueiros teriam se dividido pelos estilos e o mais votado deles, aposto, não chegaria nem ao menos em quarto lugar.
Por que os roqueiros se dividem assim ? Por várias razões. A primeira delas é que o Rock é o estilo musical mais rico do mundo, permitindo múltiplas e criativas variações rítmicas. Segundo, por que essas variações normalmente vêm acompanhadas, além do gosto musical, de visões de mundo até certo pontos diferentes entre si. Quem gosta de Pop Rock normalmente gosta de um som mais comercial, com refrões fáceis, e desinteressado por grandes causas, que possa ser ouvido facilmente nas FMs. Quem gosta desse estilo quer cantar as músicas no barzinho com o namorado (a) durante o sábado e não se diferencia em quase nada de um amante da MPB – estilo, aliás, de que o Pop Rock está bem próximo. Os shows de Pop Rock podem ser perigosos, pois atraem parte de um público que não é formado por roqueiros, mas por pessoas que vão ao evento somente para azarar ou por que as bandas que tocam ali estão na moda.