Ideologia Libert Ria
Michael Sandel
Somos donos de nós mesmos? A ideologia libertária
1- A ideologia libertária
Segundo Michael Sandel, a ideologia libertária é a que defende a liberdade que cada um tem de utilizar o que é seu como bem entender. Para os libertários, nem mesmo o Governo e as leis podem impedir o ser humano de fazer o que desejar com as coisas que estão em sua propriedade.
A liberdade deve ser respeitada, pois, é um direito fundamental inerente à todos. Para os libertários “temos o direito de fazer o que quisermos com aquilo que nos pertence, desde que respeitemos os direitos dos outros de fazer o mesmo”.
2- O Estado mínimo
Apenas um Estado Mínimo é compatível com a teoria libertária, pois, não impede nem reprime as liberdades individuais. Qualquer Estado que vá além disso é moralmente injustificável.
O libertário rejeita três tipos de diretrizes e leis que o Estado moderno normalmente promulga:
1. Paternalismo;
2. Legislação sobre a moral;
3. Redistribuição de renda e riqueza.
Para muitos teóricos libertários, qualquer tentativa de forçar maior igualdade econômica tenderia a coagir e a destruir uma sociedade livre. Muitas atividades estatais amplamente aceitas são infrações ilegítimas das liberdades individuais. A previdência social ou qualquer outro programa governamental obrigatório é um de seus principais exemplos. O correto deveria ser incentivar às pessoas a essas políticas, mas não obrigá-las. Alguns são contra o salário mínimo ou criar leis contra a discriminação no mercado de trabalho e, até mesmo contra a obrigatoriedade nos diplomas e exigências para o exercício de profissões, pois cada um tem o direito de escolher a que riscos aceita se sujeitar ou sujeitar o próprio corpo que é propriedade única e exclusiva de seu possuidor.
3- A filosofia do livre mercado
Em “Anarchy, State, and Utopia”, Robert Nozick defende os princípios libertários e faz um desafio ao conceito difundido sobre justiça distributiva. Nozick repudia