Identifique várias operações comerciais em que possam incidir o icms
Semestre 4º Disciplina Contabilidade Intermediária
Nome Tutor Presencial Luciana Veras
Nome Professor EAD Hugo Santana /Luiz Miguel
Nome Aluno (a) Janaina silva RA 203103
Atividade Avaliativa Questionário – Contabilidade Intermediária
Questões Dissertativas
Questão 1 . (0,1) “Dominava Salomão sobre todos os reinos desde o Eufrates até a terra dos filisteus e até a fronteira do Egito; os quais pagavam tributos e serviram a Salomão todos os dias da sua vida”. (Bíblia. I livro dos Reis, 4-21). Com suas palavras, descreva o que você entende sobre tributos.
É toda contribuição em dinheiro forçado ou através de algum mandato de juiz superior para instância inferior. Ou seja, tributo é a obrigação imposta as pessoas físicas e pessoas jurídicas de recolher valores ao Estado, ou entidades equivalentes. É vulgarmente chamado por imposto, embora tecnicamente este seja mera espécie dentre as modalidades de tributos. Os tributos podem ser pagos em dinheiro ou em trabalho, como na figura medieval da corvéia. Modernamente, nos sistemas tributários capitalistas, somente o dinheiro é aceito como pagamento, subsistindo a corvéia em Estados tradicionais e pré-capitalistas.
Questão 2 . (0,1) O que são impostos cumulativos e não cumulativos. Explique.
IMPOSTO CUMULATIVO – Diz-se de um imposto ou tributo que incide em todas as etapas intermediárias dos processos produtivo e/ou de comercialização de determinado bem, inclusive sobre o próprio imposto/tributo anteriormente pago, da origem até o consumidor final, influindo na composição de seu custo e, em conseqüência, na fixação de seu preço de venda.
IMPOSTO NÃO-CUMULATIVO – Diz-se do imposto/tributo que, na etapa subseqüente dos processos produtivos e/ou de comercialização, não incide sobre o mesmo imposto/tributo pago/recolhido na etapa anterior. Exemplos: IPI e ICMS.
Questão 3. (0,1) (Prova de Suficiência, 2003 - CFC). Um dos princípios fundamentais de Contabilidade cita