identifique para o profissional da ciência jurídica com processo psicológico, criando uma situação exemplo para a psicologia jurídica
• Sensação e Percepção – A sensação resulta do primeiro contato com a realidade, captação e pura e simples de um objeto. Já a percepção é um processo psicofisiológico através do qual o sujeito organiza e interpreta os estímulos do meio que foram captados através dos órgãos dos sentidos (sensação), permitindo-nos identificar os objetos e acontecimentos significativos.
• Memória – uma vez que se preste atenção e registre o estímulo, ocorre a possibilidade de recuperar informações. A memória possibilita reconhecer o estímulo. No processo, a emoção intervém de maneira determinante e contribui decisivamente para que aconteçam composições, lacunas, distorções, ampliações, reduções dos conteúdos, e sem dúvida afeta o próprio conhecimento.
• Linguagem e Pensamento – são funções mentais superiores diretamente associadas. Por meio da linguagem, “o homem transforma o outro e, por sua vez, é transformado pelas consequências de sua fala”. Já o pensamento é a atividade mental associada com o processamento a compreensão e a comunicação de informação.
• Emoção – a emoção é um complexo estado de sentimentos, com componentes somáticos, psíquicos e comportamentos mentais, relacionados ao afeto e ao humor. A emoção delimita o campo de ação e conduz a razão.
• O poder do inconsciente – O indivíduo pode agir sem perceber o que faz. Os processos mentais não acontecem ao acaso, mesmo o comportamento mais surpreendente tem suas razões para acontecer.
• Desenvolvimento Psicossocial - para Donald Winnicott, a dependência é o principal aspecto da infância e o desenvolvimento do lactante é facilitado pelo “cuidado materno suficientemente bom”. Considera Erik H. Erikson, que as influencias sociais concorrem para o amadurecimento físico e psicológico, do nascimento até a morte, em um mútuo ajuste entre o indivíduo e o