Identificação e classificação dos custos ambientais
A questão ambiental origina politicas e regulamentos ambientais mais rigorosos, os pesquisadores passam a discutir sobre o assunto objetivando identificar os efeitos e impactos da organização ao meio ambiente.
80% do impacto ambiental gerado pelos produtos se encontra nas fases de desenvolvimento.
Os custos ambientais podem ser definidos como a soma de todos os recursos utilizados nas atividades de controle, preservação e recuperação do meio ambiente.
Todos os custos envolvidos no processo de preservação do meio ambiente são considerados custos ambientais.
A conscientização acerca dos custos ambientais gerados pela empresa inicia-se com a correta identificação, visando a uma compreensão sobre como a empresa interage com o meio ambiente.
Conforme o IEMI (2011), em 2010 o Brasil possuía 15,1 mil indústrias atuantes no ramo moveleiro, gerando cerca de 270 mil empregos. E, representa 7% de participação na economia nacional. A indústria moveleira nacional é formada, principalmente, por micro, pequenas e médias empresas familiares, que apresentam uso intensivo de trabalho manual, baixo investimento em tecnologia, produção em pequena escala e focada em móveis residenciais e de escritórios. A indústria de móveis do Brasil é classificada, de acordo que a matéria-prima utilizada, o uso, e a forma organizacional empregada no processo Os principais materiais utilizados no setor, são a madeira maciça (nativa ou reflorestada), o painel de madeira (MDF, aglomerado e compensado), vime, junco, metal e plástico. A madeira corresponde a 91% da matéria-prima utilizada na fabricação dos móveis e, conforme o autor, é evidente a preferência do consumidor brasileiro por móveis deste material. Quanto ao processo produtivo, há dois tipos, seriado e sob encomenda. Móveis retilíneos apresentam como característica principal as linhas retas e ausência de detalhes. Móveis torneados são produzidos, geralmente, em