Identificação Quiimca de Antraquinonas
1.Introdução
Definição de Antraquinonas:
As Quinonas são compostos oxigenados que se forma a partir da oxidação de fenóis. Sua característica principal é a presença de dois grupos carbonílicos, assim formando um sistema conjugado. Há três grupos existentes principais de quinonas. São classificadas em função do seu tipo de ciclo, temos as benzoquinonas, naftoquinonas e antraquinonas.
Benzoquinonas
Não foram descobertas nenhum uso terapeutico para as benzoquinonas. Encontrada em artrópodo, raramente encontradas em vegetais superiores.
Naftoquinonas
Algumas delas sao antibacteriana e fungicidas, outras tem atividades antiprotozoárias e antivirais. Porem nenhuma delas são usadas atualmente para fins terapeuticos. Encontratas em fungos
Antraquinonas
Derivadas do antraceno, são abundantes na natureza, encontradas em fungos, liquens e nas angiospermas, principalmente nas Rubiáceas, Fabáceas, Poligonáceas, Rhamnáceas, Liliáceas e Escrofulariáceas. Apresentando importante atividade terapêutica.
Derivados antraquinônicos são na maioria das vezes compostos alaranjados, algumas vezes observados "in situ", como nos raios parenquimáticos do ruibarbo e cáscara-sagrada. Geralmente solúveis em água quente ou álcool diluído. Podem estar presentes nos fármacos na forma livre ou na forma de glicosídeo, isto é, na qual uma molécula de açúcar está ligada nas formas de O- e C-glicosídeo, em várias posições. Propriedades das Antraquinonas
Sua atividade principal é a laxantiva. Principais responsáveis por esta ação são os derivados hidroxiantracênicos: O-glicosideos de diantronas e antraquinonas e também os C-glicosideos de antronas; as formas reduzidas são dez vezes mais ativas que as oxidadas.
Indicamos principalmente em situações como prisões de ventre, preparação de agentes radiológicos e colonoscópicos, pré e pós-cirurgia ano-retais e patologias anais dolorosas.
Após sua ingestão, esses