Identificação de sais
Classe A São os processos que envolvem identificação por produtos voláteis obtidos por tratamento com ácidos.
I) Gases desprendidos com ácido clorídrico (HCl) ou ácido sulfúrico (H2SO4), ambos diluídos: carbonato (CO32-), bicarbonato (HCO3-), sulfito (SO32-), tiossulfato (S2O32-), sulfeto (S2-), nitrito (NO2-), hipoclorito (ClO-), cianeto (CN-) e cianato (OCN-).
II) Gases ou vapores ácidos desprendidos com ácido sulfúrico concentrado: todos os ânions da subdivisão I, mais fluoreto (F-), cloreto (Cl-), brometo (Br-), iodeto (I-), nitrato (NO3-), permanaganato (MnO4-), tiocianato (SCN-), acetato (CH3COO-), oxalato (C2O42-), etc.
Classe B São os processos que dependem das reações em solução.
I) Reações de precipitação: sulfato (SO42-), fosfato (PO43-), arseniato (AsO43-), cromato (CrO42-), dicromato (Cr2O72-), benzoato (C6H5COO-), etc.
II) Reações em oxidação e redução na solução: manganato (MnO42-), permanganato (MnO4-), cromato (CrO42-) e dicromato (Cr2O72-).
Para a avaliação de ânions, junto com a de cátions, foi realizada uma prova prática em que foi requerido um relatório sobre ela, que se trata da análise química de uma dupla de sais, que foram rotulados com as numerações 14 e 30. Ela baseou-se na detecção de um cátion e um ânion para cada amostra de sal, por intermédio de análises envolvendo observações preliminares, como a observação do aspecto dos sais, verificação de solubilidade e do pH e