Identificação de Fungos
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
HENRIQUE DA SILVA MARTINEZ
RELATÓRIO DE IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS
CAMPO MOURÃO
2014
Resumo
Os fungos são microrganismos eucariontes, sem clorofila, heterótrofos por absorção, imóveis, com parede celular e com células com baixo grau de diferenciação. Eles podem ser utilizados na indústria alimentícia para a produção de enzimas, na indústria farmacêutica para a produção de antibióticos (penicilina). O fungo foi coletado no município de Campo Mourão, sendo levado, posteriormente, para o Laboratório de Bioprocessos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR onde foi feito o esfregaço de partes do fungo em meio BDA (Batata Dextrose Ágar). O fungo coletado é um Basidiomiceto, sendo identificado como Leucoagaricus leucothites (Vittad) Wasser. Esse fungo apresentou, aproximadamente, 7,5 cm de altura total, 3,5 de talo que continha um anel e 5,0 cm de diâmetro para o corpo de frutificação. Os basidiomicetos, em geral, são importantes para o meio ambiente por liberarem enzimas que degradam e desestabilizam materiais moléculas resistentes. Nesse contexto, a identificação de fungos é de importate interesse científico, já que, pode trazer diversos benefícios para a sociedade e para o ambiente.
Palavras Chaves: Fungos, Identificação, Processos Industriais.
Introdução
Os fungos são microrganismos eucariontes, sem clorofila, heterótrofos por absorção, imóveis, com parede celular e com células com baixo grau de diferenciação, sendo encontrados em praticamente todos os sistemas ecológicos [1]. Esses organismos possuem uma grande diversidade nas áreas subtropicais e tropicais, mas a falta de estudos sobre sua diversidade e distribuição ainda é um grande entrave para sua utilização nos processos industriais.
Nos processos industriais os fungos podem ser utilizados na indústria alimentícia, para a produção de ácidos orgânicos e enzimas, na