Identificação de fatores de risco de desnutrição em pacientes internados
Identificação de fatores de risco de desnutrição em pacientes internados
Rita
1
2
de
Cássia
de
Aquino1, Sonia Tucunduva Philippi2
Doutora em Saúde Pública; Docente na Universidade São Judas Tadeu, Curso de Graduação em Nutrição e Mestrado Multidisciplinar em Ciências do Envelhecimento, São Paulo, SP
Doutora em Saúde Pública; Professora Associada, Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
Resumo
Objetivo: Identificar fatores associados ao risco de desnutrição em pacientes internados. Métodos: Estudo transversal, realizado em um hospital geral de São Paulo, em uma amostra de conveniência de 300 pacientes adultos, com idade entre 18 e 64 anos.
Foi aplicado um questionário estruturado, constituído por informações antropométricas, clínicas e dietéticas, e os pacientes foram classificados e dicotomizados em desnutridos e não desnutridos. Para a identificação dos fatores associados à desnutrição foi conduzida uma regressão logística múltipla e foram selecionadas as variáveis preditivas.
As variáveis foram organizadas segundo o valor de odds ratio (OR), intervalo de confiança
(IC 95%), coeficiente de regressão (β) e nível descritivo do teste (p). Resultados: A desnutrição ocorreu em 60,7% da amostra, e as variáveis encontradas associadas à desnutrição foram a presença de: perda de peso recente e involuntária, ossatura aparente, redução de apetite, diarreia, ingestão energética inadequada e gênero masculino. Conclusão:
Os fatores associados à desnutrição podem ser levantados no momento da internação e conduzirem a uma avaliação que permita uma adequada terapia de intervenção e recuperação nutricional.
Unitermos: Avaliação nutricional; pacientes internados; desnutrição.
Summary
Identification of malnutrition risk factors in hospitalized patients
Trabalho realizado no
Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade
de