iDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS DO GRUPO 2
Pró Reitoria de Graduação
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - FACET
Camila Marques Costa
Erivelton Assis Viana
PRÁTICA 6:
Separação e Identificação dos Cátions do Grupo IV
Diamantina, 2015
INTRODUÇÃO
Uma das características marcantes entre os metais alcalinos terrosos (grupo 2 da tabela periódica) é a semelhança das propriedades químicas de seus elementos. Não obstante, existem diferenças, principalmente do primeiro elemento da família para os demais. Esses metais, chamados de elementos representativos do bloco s, possuem uma grande representatividade industrial e, também, uma grande importância à vida. O objetivo é a separação (e consequente identificação) dos cátions do grupo IV nas amostras examinadas.
EXPERIMENTAL
Reagentes
Solução dos cátions do grupo IV
HCl 6 mol/L
HCl concentrado
NH4OH concentrado
NH4OH 6,0 mol/L
(NH4)2CO3 1,5M
HAc 6M
NaAc 3M
K2Cr2O7 0,2M
(NH4)SO4 2,5M
Oxalato de amônio 0,25M
Instrumental
As observações da presença dos cátions do grupo IV foram feitas em tubos de ensaio. A separação da parte precipitada da parte liquida foram realizadas em uma centrifuga, em velocidade 2, com tubos para centrifuga. O banho-maria foi feito em um béquer de 250mL. Na lavagem dos sólidos foi utilizada uma pipeta de Pasteur.
Procedimento
Foram colocadas 5 gotas da solução de cátions contendo o grupo IV em um tubo de ensaio. Em seguida foram adicionadas 5 gotas de HCL 6M e depois NH4OH concentrado, gota a gota, com agitação até o meio ficar alcalino. Foi aquecido em banho-maria e adicionou-se 15 gotas de (NH4)2CO3 1,5M. Agitou-se o tubo para homogeneizar e aqueceu com cuidado durante2 minutos. Após o aquecimento centrifugou-se e testou a precipitação com mais algumas gotas de (NH4)2CO3 1,5M. Como estava completamente precipitado separou-se a parte sobrenadante, a qual devia conter magnésio e sua presença foi confirmada pela reação com fosfato de sódio a qual formou um