Identificação de Aldeidos
OBJETIVO
Identificação de aldeídos pela reação de Tollens.
INTRODUÇÃO
Os aldeídos são denominados de composto carbonílicos porque apresentam o grupo carbonila C = O. Esses compostos são incolores, os de cadeia menor têm cheiro irritante e os de cadeia carbônica maior têm cheiro agradável, na natureza podem ser encontrados nas fases sólida, líquida ou gasosa.
Essa classe de compostos pode ser encontrada em flores e frutos. Estrutura da forma mais simples de aldeído:
MATERIAIS
• 30 mL de Nitrato de prata;
• 15 mL de Hidróxido de Potássio;
• 03 mL Dextrose;
• Amônia concentrada;
• Ácido nítrico concentrado.
MÉTODOS
Em um béquer de 150 mL foi adicionado 30 mL de nitrato de prata. Logo após foi adicionado gota a gota de amônia concentrada, até desaparecer o precipitado marrom.
Foi adicionado 15 mL da solução de hidróxido de potássio. Foi preciso adicionar mais um pouco de amônia, gota a gota, até ficar incolor novamente, pois o precipitado marrom reapareceu.
Em um balão de 125 Ml foi colocado 3 Ml da solução de dextrose. Depois, adicionamos o conteúdo de béquer no balão. Agitamos até que o liquido ter contato com toda a superfície do balão. Agitamos por aproximadamente 5 minutos até que o balão ficou revestido de espelho de prata.
Descartamos a solução do balão.
RESULTADOS E DISCUSSÕES Durante o experimento, você pode observar a formação de uma camada de prata metálica na parede do balão que lembra um espelho. Podemos obtê-lo aquecendo uma solução amoniacal de nitrato de prata e glucose (dextrose).
Adicionamos primeiramente uma pequena quantidade de amônia a solução de nitrato de prata, isso é feito para tornar o meio alcalino e formar óxido de prata, Ag2O, insolúvel em água.
Podemos observar sua formação quando ocorre a precipitação de um sólido