Identificação da Necessidade de Pessoas
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SECITEC
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE BARRA DO GARÇAS
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE BUCAL
Identificação da Necessidade de Pessoas, Pesquisa de Mercado
Barra do Garças
2012
Introdução
Um levantamento de necessidades de mercado de trabalho, para efeitos de programação de educação profissional comporta duas abordagens: uma foca a demanda e a outra a oferta.
A análise da demanda comporta dois tipos de enfoque: um quantitativo, onde é projetado o número de profissionais que é necessário formar para atender as necessidades do desenvolvimento econômico e tecnológico e para repor o estoque de trabalhadores já existentes. O outro enfoque é qualitativo. Nele, procura-se identificar o perfil do profissional que é ou será demandado pelo mercado.
No caso da oferta, o levantamento terá por objeto a identificação das oportunidades educacionais já existentes para a formação dos profissionais demandados, evidenciando-se a carência ou a abundância da oferta considerando-se tanto as necessidades quantitativas quanto as qualitativas.
Identificação da Necessidade de Pessoas, Pesquisa de Mercado
Mercado de RH Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal. Os mecanismos de oferta e procura desses mercados trazem conseqüências para os candidatos e organizações que nelas atuam, pois as organizações por fazerem parte de um sistema aberto, caracterizam-se pela rotatividade de pessoal. O absenteísmo, ou seja, a ausência física do empregado que pode se dar por vários motivos (afastamento, licença