identificaçao visual e tactil
IDENTIFICAÇÃO VISUAL E TÁCTIL DOS SOLOS
Sorocaba / SP
2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO 1
1. OBJETIVO
1.1 Especifico
Os ensaios realizados no laboratório tiveram como principal objetivo a identificação dos solos amostrados, através de métodos rudimentares, porém necessários para uma analise preliminar da região estudada.
1.2 Geral
A execução de uma obra civil, seja uma ponte, uma estrada, um edifício, uma barragem, um túnel, etc., requer um conhecimento de subsolo no local onde está obra será implantada.
Para esse conhecimento das condições do solo, suas características e propriedades, é necessário um programa de investigações das camadas constituintes do subsolo assim como foi feito no laboratório.
Detendo todos os conhecimentos a cerca do solo estudado podemos com precisão projetar e executar as obras civis.
2. MATERIAIS UTILIZADOS
- Placa de vidro fosco.
- Proveta
- Vasilhame
- “Soquete”
- Amostra de solo
3. DESCRIÇÃO DOS ENSAIOS
3.1 Teste de “SUJAR AS MÃOS”
Consiste em fazer uma pasta de solo + água esfregando-a na palma da mão, e colocando sob água corrente, observando-se a velocidade com que pasta desgruda-se da mesma.
3.2 Teste de Plasticidade
A plasticidade é a propriedade dos materiais de poderem sofrer grande deformação sem ruptura. O solo é mais plástico quanto mais trabalhável ele for, quando úmido.
Por isso faz-se uma circunferência e também um “rolo” com a pasta de solo o máximo que conseguir e observa se há pontos de ruptura no mesmo.
3.3 Teste da Mobilidade da Água Intersticial
É o teste em que vemos a movimentação da água no solo e a quantidade de “rachaduras” que ele apresenta ao ser trabalhado.
Por isso coloca-se a pasta de solo na mão levemente fechada, alisa a superfície e então abre-se a mão analisando a movimentação da agua.
3.4 Teste de