Identificar um stakeholder positivo e um negativo do Filme Apollo 13
Positivo:
Stakeholder: Ken Malttingly, interpretado pelo ator Gary Sinise.
Justificativa: A primeira tripulação definida para comandar a Apollo 13 era composta pelo comandante James Lovell, Fred Haise e Ken Malttingly. Dois dias antes da decolagem, o exame médico de Haise detectou sarampo. Como Malltingly não havia desenvolvido a doença, não pode viajar. Após os problemas apresentados pela Nave, Ken é chamado pela NASA e passa a simular, nas mesmas condições de luz, calor e as condições dos instrumentos disponíveis, o que a equipe estaria passando.
Seu objetivo foi reativar o módulo lunar com a carga de apenas 20 amperes. Em nenhum momento do filme Ken desanima, ao contrário, ele está empenhado em trazer os companheiros de volta a terra.
Ele está envolvido no processo em caráter temporário e simboliza um stakeholder positivo, pois, é uma pessoa que afeta diretamente a missão de trazer viva a tripulação ao planeta Terra.
Negativo:
Stakeholder: Diretor da NASA, interpretado pelo ator Joe Spano.
Justificativa: Representa um stakeholder negativo por ter alterado a tripulação dois dias antes do lançamento. O sucesso do lançamento da Apollo 13 depende da participação das partes interessadas e por isso é necessário assegurar que as expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas. Por Haise ter sido detectado com sarampo e por Malltingly não ter tido a doença, os médicos identificaram a probabilidade de Ken ter febre durante a missão.
O comandante da missão James Lovell não reage bem à notícia e afirma que a tripulação está alinhada e que já se conhecem; antecipam os movimentos um dos outros pela voz. Além disso, um dos substitutos, como Jack Swigert, não possui experiência no simulador, mas, o Diretor da NASA o coloca como qualificado. Apresenta duas alternativas para Lovell, substituir o Ken, ou, que os três (James Lovell, Fred Haise e Ken