Identidades Culturais
Rápido desenvolvimento urbano + impactos da globalização + monotonia arquitetônica (prédios shoppings e etc se parecem em todo o mundo). Segregação social aumentando (contradição com essa globalização levando em conta que a homogeneização e a diferenciação são, em geral, e difícil combinação)
Identidade Cultural
Descreve diferenças perceptíveis, físicas e não físicas, entre um lugar e outro (comuns em construções vernaculares) (arquitetura vernacular: arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. Apresenta caráter local ou regional. Exemplo: Cidade de Ouro Preto, erguida aproveitando as pedras da região)
Função: O arquiteto analisa as necessidades funcionais primeiro e depois desenvolve o projeto. Funções similares tendem a resultar em formas similares em todo o mundo.
Material: Construções usam matérias que sejam localmente disponíveis
Renda: Pessoas pobres são igualmente capazes de expressar um alto grau de estética em suas construções autônomas.
Topografia: Paisagens mais acidentadas, tais como encostas e pântanos, limitam nossas escolhas em termos de forma, mas em algumas ocasiões as restrições topográficas pode inspirar um construtor a desenvolver soluções não convencionais.
Clima: Favor-chave na determinação a forma de uma construção. Máxima ventilação é necessária no clima quente e tropical. Paredes mais grossas com capacidade de armazenamento térmico no clima desértico. Mas mesmo dentro de uma pequena região geográfica é possível encontrar formas de habitação diversas.
Fé: Igrejas cristãs e catedrais são similares em todo o mundo. Cidade islâmica típica: ruas semipúblicas e sem saída; arranjos de janelas e portas, que impedem a visão para pátios privados. Mas muitas igrejas não seguem o padrão tradicional. A fé religiosa não apresenta um impacto visual na paisagem da cidade de no design de habitações.
Época: A similaridade dos