Identidade e Alteridade
1. Debatam e expliquem os seguintes conceitos: tolerância, diferença, igualdade, oportunidade, diversidade, género, trabalho e família.
Conceito de Tolerância – é um termo que significa aceitar as diferenças mediante regras morais, culturais, civis e físicas. Essa palavra é assumida como significado do respeito por ideias contrárias às nossas opiniões, crenças ou práticas do dia-a-dia. É um conceito que tem origem na palavra “ sustentar e faz referência a um grau de aceitação em relação a uma atitude tomada por outra pessoa ou grupo.
Diferença – É o oposto da igualdade ao permitir encarar com algo que se distinga de outra maneira de pensar ou de fazer as coisas. A diferença pode ser definida pelo contrário do que é semelhante, ou que porventura, não é comum no sentido de serem parecidos ou iguais. Pode-se notar através dos sentidos e por questões simbólicas.
Igualdade – É interpretada como dois valores que possuem a mesma equidade. Está relacionada com o conceito de uniformidade, continuidade; tendo origem em algo que é semelhante. Podemos referir a igualdade de género, social, racial – onde se expressa a regra de tratamento igual para todos mesmo que não pertence ao grupo.
Oportunidade – Serve para definir o momento exacto para aproveitar de algo. As oportunidades surgem em certas ocasiões e devem ser aproveitadas para evitar arrependimentos posteriores. Convém estarmos atentos às oportunidades que se apresentam e saber analisá-las para determinarmos qual é a opção mais conveniente.
Diversidade – É uma noção que refere-se à variedade, à divergência e abundância de coisas distintas. Por exemplo, a diversidade cultural faz alusão à conveniência e interacção entre diferentes culturas. Essa diversidade é vista como um activo para o desenvolvimento da humanidade pelo facto de contribuir para diversificar o conhecimento.
Género – O conceito de género tem a ver com as diferenças biológicas entre os