Identidade social

1443 palavras 6 páginas
Identidade social (GISELI)
Somos personagens de uma história que nós mesmos criamos, fazendo-nos autores e personagens ao mesmo tempo.
IDENTIDADE
NOME: nos identificamos como nosso nome que nos identifica num conjunto com outros seres.
FAMÍLIA: grupo social que nós dá um sobrenome que nos diferencia dos outros.
Sucessivamente vamos nos diferenciando e nos igualando conforme os vários grupos sociais que fazemos parte.O conhecimento de si é dado pelo reconhecimento reciproco dos indivíduos através de determinado grupo social que existe objetivamente com sua história, sua tradição, normas e interesses.
Do latim escolástico IDENTITATE. A palavra foi formada a partir de IDEM, o mesmo, a mesma, ENTITAS, significa entidade, ser.
Identificação é uma derivação de identidade.
Ambos falam a respeito de singularidades.
Diversos contextos:
Marca registrada de alguém: Identificar um cadáver: pela arcada dentária, DNA.
LÓGICO –– A pessoa sentada no canto direito da sala e a terceira pessoa na lista de nomes de uma turma podem estar se referindo à mesma pessoa.
Princípio da identidade

O Papel da mídia na construção da Identidade (VERLAN)
A mídia forma a opinião pública de acordo com seus interesses. Portanto, deve-se adquirir senso crítico e opinião própria sobre as coisas. A mídia tem ainda o papel de criar e desenvolver uma identidade nacional, trabalhando valores e comportamentos socialmente aceitos e outros que se visa a fazer aceitar, moldando a cultura.
"Isto nos permite concluir que a estratégia primária da mídia é constituir uma identidade social que privilegie o interesse econômico em detrimento do social. Nessa direção, atua ela não diretamente vendendo ou comprando produtos, mas construindo um poderoso espaço de veiculação de mensagens ideológicas explícitas ou ocultas, que desvia o público das questões políticas relevantes e gera uma apatia útil para a preservação indefinida do sistema." (FERREIRA e TEOTÔNIO, 2005: 221.)
George Orwell: "A

Relacionados

  • Identidade Social
    477 palavras | 2 páginas
  • Identidade Social
    478 palavras | 2 páginas
  • A Identidade Social
    342 palavras | 2 páginas
  • Identidade Social
    9977 palavras | 40 páginas
  • Identidade Social
    543 palavras | 3 páginas
  • Identidade social
    580 palavras | 3 páginas
  • Identidade Social
    296 palavras | 2 páginas
  • Identidade Social
    339 palavras | 2 páginas
  • identidade social
    2751 palavras | 12 páginas
  • A Construção Social Da IDENTIDADE
    689 palavras | 3 páginas