identidade nacional
Acredito que tudo que acontece em nosso país, não é culpa somente da nossa falta de identidade. A culpa é sim, da nossa falta de amor pelo nosso país, de respeito com nosso povo e trabalhadores. ´Como pode alguém se identificar com um país roubando recursos do mesmo? Isso não é falta de identidade e sim de cultura, a qual excluímos ou trocamos por futebol e carnaval, o nosso “pão e circo” moderno.
Os estrangeiros tem uma visão de um povo que vive em um paraíso tropical, onde não trabalha, não tem problemas, vive sambando, jogando futebol, bebendo e fazendo filhos. Temos como pontos turísticos favelas, mulatas e estádios. Chama a atenção, sem dúvida, principalmente por “conseguirmos” viver assim, sem ambição, sem tecnologia.
Sobre a visão dos estrangeiros sobre nós, não é nada diferente do que nossos representantes ou programas de televisão mostram a eles. Algum outro evento do brasileiro é transmitido para o exterior sem ser futebol e carnaval? Ao meu ver, o interesse de outros países não é nada mais do que como nos explorar, tanto para matéria prima como para trabalhadores, afinal para nós, é melhor trabalhar lavando pratos fora de nosso país do que em qualquer outro emprego por aqui.
E matérias de manifestação cultural, dou ênfase a capacidade de superar obstáculos. Não é qualquer pessoa que trabalha cerca de 1/3 do ano para pagar impostos e segue firme e forte. Em um país onde um bandido na cadeia tem uma remuneração melhor do que um professor, somente a nossa força de vontade, de vencer na vida pode ser exaltada.
Samuel Mittag
Turma 24-25