Identidade da novela refletida no telespectador
As telenovelas trabalham com a mentalidade das pessoas, hábitos e padrões, comportamentos, estilos de vida, criando personagens comuns, nas preferências do publico. Lidam com a massificação e homogeneização cultural, com uma população nacional que mesmo com diferenças sociais, e distancias econômicas, absorvem momentaneamente de forma fragmentada a identidade do personagem. Pesquisamos autores que abordaram o tema linguagem e identidade, com a intenção de melhor explicar o poder exercido da telenovela sobre o publico. Concluindo que a novela possui sua função social, fazendo com que o publico se identifique com a linguagem corporal e verbal, percebendo que o domínio desse emprego lhe garantirá mecanismos, para expressar suas ideias em diferentes situações, e que possibilitarão ainda o desenvolvimento da sua autonomia dentro da sociedade.
Palavras-Chave: Identidade. Diferença. Telenovelas. Linguagem. Bordões. .
A IDENTIDADE DA NOVELA REFLETIDA NO TELESPECTADOR
Para entender o poder de repercussão das telenovelas na sociedade, sendo ela um meio de diversão e conhecimento, com destaque na classe média, o apelo popular na fala (diálogo) dos personagens vem aumentando a audiência das telenovelas, fazendo com que se tornem referências e os telespectadores utiliza esses modelos em seu cotidiano, para interagir e integrar-se à sociedade.
Para explicar a associação entre as telenovelas e o meio social, ressaltamos a importância da televisão. A telenovela tem o poder de unir o programa com o público, sua identidade é criada para atrair maior número de pessoas e promover uma identificação entre o telespectador e a ficção, trazendo assim a ficção mais próxima da realidade, significa uma maior audiência. “É inegável que a novela faz parte do dia-a-dia da grande maioria das pessoas” (LOPES, 2002). Argumenta que as telenovelas se tornaram um reflexo da sociedade, quem assiste se sente atuante, o próprio ator.
O autor utiliza-se do cotidiano das