Identidade Corporativa do Ramo Optico
PIRES, Mario Nhoatto – Formando em Design Gráfico
UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
CHRISTOFFOLI, Ângelo Ricardo – Doutorado em Turismo e Hotelaria,
a.christoffoli@univali.br
UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Resumo: Este artigo científico faz uma análise a respeito do assunto identidade visual e o correlaciona com o mercado óptico brasileiro. A primeira parte do artigo fala sobre o design gráfico, o que é uma marca e quais elementos formam a mesma. Em uma segunda parte, o artigo explica alguns temas do ramo óptico, como suas atribuições, funções, formação e condições para o exercício desta atividade.
Palavras-chave: Design Gráfico, Identidade Corporativa, Ramo Óptico.
1.
INTRODUÇÃO
A pesquisa bibliográfica é a base teórica deste projeto. Além de gerar novos conhecimentos referentes a área explorada, esta pesquisa busca facilitar o entendimento dos temas através do conhecimento de pesquisadores desta área.
Os assuntos abordados dentro da pesquisa bibliográfica serão: o Design Gráfico, a
Identidade Corporativa, Marca, os Elementos da Marca, o Histórico da empresa, as Atribuições do Técnico em Óptica e do Optometrista.
2.
DESIGN GRÁFICO
O principal foco do design gráfico é a comunicação. Com isto em mente, pode-se definir que a função do designer é de aperfeiçoar a intenção comunicativa, que nem sempre chega aos seus objetivos. Segundo Gruszynski (2000, p. 18), para que os objetivos desta comunicação sejam alcançados é necessário um processo de design, envolvendo “[...] uma série de escolhas e decisões, tendo em vista a alteração de uma situação existente para outra mais desejável”.
O design gráfico pode ser considerado uma maneira de comunicar visualmente
(nem sempre de forma impressa) um conceito, uma idéia, um produto ou empresa, buscando trabalhar o relacionamento entre imagem e texto. Segundo Azevedo
(2008) esta área se extende a diversos meios de comunicação e resulta mais