Ideias Politicas
HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS
Questões
UBERABA
2014
1. Afinal, o que é política? Posso compreender que ela possui apenas um conceito? Por quê?
A política é tudo aquilo que envolve o governo ou administração de algo. Não se pode dar um significado direto a política, porque dela se obtém diversas aplicações, variáveis de acordo cada contexto. Podendo assim modificar seu sentido, interpretando-a desde "poder", "regulamento", "metodologia" e até mesmo muito além disso.
2. Se a dinâmica social depende da política, como garantir que ela seja preocupação de todos os cidadãos?
A dinâmica social depende da política para a formação das leis que regem o progresso, a evolução social; sendo assim para garantir que a politica seja preocupação de todos da sociedade é necessária conscientização geral sobre as possibilidades de governo dentro das condições que se encontram a comunidade, de que é encarregado cada cargo politico e a competência dos candidatos a essas vagas.
1. Faça uma comparação da política de Platão, Aristóteles e Agostino, apontando as principais semelhanças e diferenças.
Na concepção platônica, os governantes do Estado, ou seja, os filósofos devem amar a cidade mais que os outros, tendo em vista zelar e cumprir sua missão, em especial, os de conhecer e contemplar o Bem. A Sabedoria é a virtude do governante, este que é convocado para fazer valer a justiça e, assim, possa construir um Estado perfeito e ideal.
A concepção política de Platão que é sintetizada na sua clássica e importante obra “A Republica”, demonstra a formulação de seu modelo ideal de Estado o qual deve ser incorruptível e não fragmentado. Os ideais políticos platônicos são alcançados através da analise do conceito de justiça e do próprio conhecimento em que deve ser verdadeiramente contemplado pelo filosofo-político.
Já o ideal político de Aristóteles apresenta uma sistematização mais acentuada que o ideal platônico,