Ideias De Fayol Em Rela O Ao Filme Tempos Modernos
1-Divisão do trabalho: Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
A divisão do trabalho era feita individualmente, ou seja, na fábrica onde Carlitos trabalhava cada um tinha o seu trabalho individual, se um não fizesse de acordo, o outro com conseguiria fazer o seu.
2- Autoridade e responsabilidade: Autoridade é darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir obediência, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.
Autoridade deve ser acompanhada lado a lado da responsabilidade. No caso do personagem e de muitos outros que viveram na época da Revolução Industrial, isso não acontecia normalmente. A busca do lucro pelos proprietarios fazia com que os trabalhadores ficassem sob muita exploração, sem carga horária e muitas vezes acima de sua capacidade física e psicológica.
3- Diciplina: Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
Ao entrar na empresa o funcionário cria certa diciplina, respeitando e aceitando as ordens dadas, agindo de acordo com a cabeça da empresa, deixando para tráz velhos hábitos. Por se acostumar com os vicios da empresa, Carlitos não consegue fazer outra tarefa, por sempre executar a mesma tarefa.
4- Unidade de comando: Um fundionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
No filme, o comando vem do proprietário da empresa.
5- Unidade de direção: O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos
Os grupos trabalhavam com um único objetivo, produção. RH por exemplo, não existia, só quem não produzia era o Dono/Presidente da empresa.
6- Subordinação dos