Ideia X Oportunidade
Doge Palhares Júnior
São muitas as pessoas que sonham em abrir o próprio negócio. Também são inúmeras as ideias que essas mesmas pessoas têm em seus preciosos cérebros para, quem sabe, fazer a diferença no mercado e a empresa sobreviver e prosperar. Entretanto, é primordial saber distinguir ideia e oportunidade.
Todos nós, “seres pensantes”, temos milhares de idéias no decorrer de nossas vidas. Algumas excelentes, outras nem tanto. Já, a oportunidade, como alguns dizem, não aparece para todos.
Explicando: a oportunidade é a ideia que o mercado aceita. Posso ter uma ótima idéia, mas se quando materializada, seja através do comércio, da prestação de serviços ou da indústria, ela não for comprada, fica apenas no “campo da ideia”.
A oportunidade é a idéia que o mercado consumidor acredita: é a boa idéia, é a idéia útil para aquela época e como exemplo de oportunidades (idéias que deram certo), que o mercado comprou, que facilitou a vida de muita gente podemos citar: o apontador com depósito, o velcro, os Post-it’s®, a mini van, a internet, dentre outros – todos são produtos inovadores.
E como saber se sua idéia é uma oportunidade? Através de muita pesquisa e planejamento. É fundamental avaliar se o que você pretende lançar no mercado será comprado, se as pessoas estão realmente precisando daquele produto ou serviço, se é uma inovação ou apenas “mais um”, que resultados trarão para você como empreendedor (enfatizando aqui o lucro, principal objetivo de uma empresa). Quanto maior o número de informações relevantes, maior será sua criatividade e menores serão os riscos.
O conhecimento é a matéria-prima das novas idéias.
O Empreendedorismo e a Geração Empresa – vivemos a “era do conhecimento”. Portanto, diariamente surgem oportunidades para as pessoas e, diante disso, muitos novos negócios são criados: são oportunidades aproveitadas. Para isso, o empreendedor precisa ser pró-ativo, identificar e ir à busca dessas oportunidades. Essa atitude é o