ideia de norbert elias
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA –
FEFF
• ALESSANDRO FARIAS
• ANA PAULA OLIVEIRA SANTOS
• ISRAEL ADINON
• JASMINE OLIVEIRA
O CONTROLE DAS EMOÇÕES,
O MEDO E A VIOLÊNCIA.
Carlos da Fonseca Brandão
Características de medo segundo Elias
As duas características presentes na representação do medo no indivíduo:
O medo da morte de forma genérica;
O medo de que esta aconteça de forma violenta, causada não pelo acaso, mas especialmente pela vontade arbitrária de qualquer outro indivíduo.
O medo para Thomas Hobbes
Nos escritos de Hobbes o medo também possui os dois sentidos apontados por Elias:
Para o pensador inglês o homem tem medo da morte violenta. Assim como do medo proveniente da expectativa de uma agressão direta imprevisível e gratuita.
Estado de natureza Hobbesiano
• Diz respeito à natureza humana no sentido da igualdade. “Quanto as faculdades do corpo e do espírito”
Podendo aspirar às mesmas coisas, os homens encontram-se em uma situação permanente de possibilidade de conflito, a “guerra de todos contra todos”.
• Portanto, enquanto perdurar este direito de cada homem a todas as coisas, não poderá haver para nenhum homem (por mais forte e sábio que seja) a segurança de viver todo o tempo que geralmente a natureza permite aos homens viver.
Mesmo uma monopolização relativamente boa do uso de violência física por parte do Estado é um acontecimento social que não se efetiva de maneira imediata, mas sim um processo, constituindo o resultado de uma evolução prolongada em grande parte não planejada, não significa que o processo de pacificação conduzira a níveis cada vez menores de violência entre os indivíduos.
• Para Elias o processo de civilização, que também é um processo de longa duração, sem direção definida, pode sofrer retrocessos, estando sempre em perigo. “a pacificação é algo construído a cada instante, uma tarefa e um