Ideia Central
FACULDADE REDENTOR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
MORFOLOGIA URBANA : TEXTOS DE FIXAÇÃO
PROF. YURI TORRES. SEMESTRE 2015-1
ALUNO: Monique Silveira Nogueira
MATRÍCULA:1501623
TEXTO2> WALL&WATERMAN. Desenho urbano: capituli1 (paginas 15-50)
Ideia central:
O texto explica a urbanização das cidades desde seu surgimento, em épocas e pensamentos distintos, porém, complementares e exemplifica as transformações e melhorias do conceito de urbanização e organização, levanto em conta desde facilidade da circulação de pessoas e mercadorias até contextos econômicos e políticos.
Ideias parciais:
O fato é que, o desenho urbano não pode ser formulado, já que cada lugar possui características únicas, mesmo assim sofrem influências politicas e ideológicas. As cidades passaram por grandes mudanças desde seu surgimento como pequenos povoamentos humanos até as cidades pós-primeira revolução industrial, mantendo contudo, características como a distribuição dos cômodos das casas, áreas de circulação de pessoas e mercadorias, espaços públicos e áreas de descarte de lixo. O desenho urbano paisagístico teve avanços significativos nos últimos anos, buscando soluções sustentáveis para o perímetro urbano, numa tentativa de integrar construções e o ambiente em que estão situadas. Outra área de influencia na forma da cidade é o contexto político-econômico ficando evidentes na categorização das cidades afetando formas, usos e espaços.
ARGUMENTO/ANALISE CRITICA
O autor do texto explica as mudanças no desenho urbano das cidades, estruturando a existência humana. Contrapondo as mudanças orgânicas da cidade de o papel do profissional, desenhista urbano, alegando que a formula do planejamento urbano é utópica. Porém o trabalho do desenhista urbano e paisagista é essencial, e tem sido amplamente explorado as cidades modernas, que surgiram como cidades horizontalizadas e superquadradas, no entanto movimentos da década de 1950 surgiram para