IDEB
O trabalho acadêmico do curso de Pedagogia da Unopar aqui apresentado versa sobre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o que significa, como funciona. Apresenta também um relatório baseado nua entrevista de duas escolas da minha cidade onde coordenadores das instituições falam sobre os resultados obtidos por suas respectivas escolas e a contribuição do IDEB para a educação.
2 DESENVOLVIMENTO
O IDEB avalia os sistemas de ensino dos estados e municípios bem como possibilita uma compreensão da qualidade de ensino oferecido em cada escola.
Ele foi criado em 2007 pelo INEP e resulta da combinação de dois fatores que interferem na qualidade da educação: indicadores de fluxo (taxas de aprovação, reprovação e evasão) medidos pelo Censo Escolar e indicadores de desempenho em exames padronizados como SAEB e Prova Brasil, realizados a cada dois anos ao final de determinada etapa da educação básica (4ª e 8ª série do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio).
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), criados pelo INEP, são avaliações para diagnóstico em larga escala, cujos testes são aplicados na quarta e oitava série (quinto e nono anos) do ensino fundamental e terceira série do ensino médio e estão restritos a aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática e questionários socioeconômicos.
Convém ressaltar que a combinação de indicadores de fluxo (aprovação, repetência e evasão) e de proficiência (Prova Brasil e Saeb), dos alunos que resultam no IDEB, é calculada em valores de 0 a 10. A meta do MEC é que o Brasil atinja até 2021, níveis de países educacionais desenvolvidos, o que corresponde a média 6 para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Muito embora o IDEB correspondente ao ano de 2007, divulgado recentemente