Ideb de vilhena-ro
PEDAGOGIA
RUTH Ferreira Bento SILVA
Indíce de desenvolvimento da educação básica frente À nova realidade das escolas brasileiras
Vilhena
2013
RUTH Ferreira Bento SILVA
Indíce de desenvolvimento da educação básica frente À nova realidade das escolas brasileiras
Trabalho apresentado às disciplinas: Currículo, conhecimento e cultura escola, Políticas e gestão dos espaços educativos, Metodologia da pesquisa cientifica, Fundamentos da gestão educacional, seminário III da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Professor: Okçana Battini, Vilze Vidotti; Samira Kfouri; Cyntia Simioni França Melina Klaus
Tutora eletrônica: Marcia Cristina Scarpim Camargo
Tutor de Sala: Ângela Maria de Souza Boscardin
Vilhena
2013
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSÃO 5
ANEXOS 6
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi instituído em 2007 para aferir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e em taxas de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente a sala de aula Será realizada uma abordagem muito importante para os profissionais da educação e para os acadêmicos do curso de pedagogia, o assunto é o IDEB (INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇAO BÁSICA). As escolas nas quais foram realizadas as entrevistas foram às seguintes: Marizete Mendes de Oliveira e Paulo Freire. Duas instituições de ensino em Vilhena - Rondônia onde a educação básica é levada muito a sério e comprometida com o futuro das crianças, adolescente e jovens.
DESENVOLVIMENTO
Na instituição de ensino Paulo Freire o resultado do IDEB atual da escola é 5,5, um resultado ótimo, de acordo com o professor (diretor da referida instituição de