IDE's
O IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) é um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo.
Um IDE normalmente consiste num editor de código, ferramentas de automatização de um grande número de tarefas e um debugger. A maioria dos IDEs modernos oferece a funcionalidade inteligente de conclusão de código.
Conceito de código fonte:
O código fonte é o conjunto de palavras ou símbolos, escritos de forma ordenada e lógica, contendo instruções em linguagem de programação.
É o resultado de um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. No código fonte está especificado sobre que dados o computador vai atuar, como estes serão armazenados ou transmitidos e quais as ações que devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
O editor do IDE é a interface que permite ao utilizador gerar e editar código fonte nas linguagens suportadas pelo IDE.
Conceito de código objeto:
O código objeto é o nome dado ao código resultante da compilação do código fonte. Para cada arquivo de código fonte é gerado um arquivo com código objeto.
Conceito de código executável: O código executável é o resultado da passagem do código objeto por um programa de computador denominado Linker.
Conceito de Linker:
O Linker é um programa de computador que pega em códigos objeto gerados por um compilador e, junta-os num código executável. Este é um processo de dois passos: no primeiro ocorre a entrada de dados , e no segundo, esses dados são organizados de forma a originar o código executável.
Conceito de Loader:
O Loader coloca os programas na memória e prepara-os para a sua execução. A tarefa do Loader envolve ler o código executável e transforma-lo em código máquina e fazer as ultimas preparações para a execução do programa. Após tudo isto, o programa é iniciado uma vez que o sistema operativo passa o controlo para o