Idade Média
No período chamado Idade Média, que vai entre o século V ao XV, mais exatamente entre os anos de 476 a 1453, teve inicio na Europa com as invasões germânicas (bárbaras) sobre o Império Romano do Ocidente. Também ficou conhecida como “Período das
Trevas”, por que não havia escritores, filósofos, não havia pessoas intelectuais, as ciências não eram conhecidas, e muitas coisas desse tipo eram tratadas como absurdos. Citamos algumas das características da Idade Média tais como a economia rural, um enfraquecimento comercial, a supremacia da Igreja Católica, o sistema de produção feudal e a sociedade hierarquizada. Mas esse período contribuiu muito para a história da humanidade, contribuição essa que influenciou muito o mundo ocidental. Estrutura Política
Quem detinha todo o poder jurídico econômico e político eram os senhores feudais, donos de feudos, havendo assim a relação de vassalagem e suserania, onde o suserano dava um lote de terra ao vassalo e o mesmo lhe prestava fidelidade e ajuda, abrangendo uma vasta rede de vassalagem sobre varias regiões, onde o rei era o suserano mais poderoso.
Idade antiga
Na costa oeste da Ásia Menor emigrantes do continente grego assentaram pequenas comunidades cerca de 1050 e 950 a. C. Mais a sul, na Síria e no Levante, os primeiros comerciantes de Chipre e de Eubeia fixaram-se na costa dessas regiões cerca de 900-800 a. C.
As viagens e a emigração da Grécia são fatores importantíssimos na história grega; em grande medida foram elas que prepararam o renascimento grego do século VIII a. C. O contacto com os fenícios levou-os a desenvolver um novo alfabeto, com consoantes e vogais, e a aprender técnicas do trabalho do metal; mas também ao alargamento dos seus mitos, deuses e heróis.
Na Ásia Menor, onde se fixaram, fundaram cidades como Mileto e Éfeso, desenvolvidas pelo contacto com o exterior,